Quero um site para o meu moto grupo/moto clube! Rotas da Liberdade Moto Clube Bahia | Motogrupo Salvador Bahia

/ voltar

Visão periférica

Perigo à vista

Visão periférica


A muito venho falando a respeito de visão periférica e fixação da visão em um ponto como fatores importantes na pilotagem de uma Motocicleta.
 
A visão periférica deixa seu celebro em constante atividade e pronto para respostas imediatas, pois a mensagem da visão que chega até ele é instantânea assim como o seu reflexo nas respostas, além disso, em longos trechos e sob sol forte, concorrerá diretamente para minimizar a sonolência e evitar que você durma ao guidom.
 
Fixar a visão em determinado ponto, além de anular a visão periférica, seu celebro só reagirá ao que sua visão “diz” a ele. Fixar a visão não só anula a visão periférica, anula também seus outros sentidos, principalmente a audição.
 
Quem pensa que isso não é importante ou até mesmo que não existe, faça um teste bastante simples e seguro: Embarque em um veleiro, se instale na proa da embarcação protegido pelo guarda-mancebo e peça ao comandante que navegue no contravento apertado. Feito isso, escolha qualquer ponto fixo no horizonte de terra e fixe sua visão nele. Em pouco tempo ficará tonto e sonolento. Ah! Não se esqueça de ter um balde junto a você e na hora de usá-lo, porque vai, faça isso a sotavento.
 
Retornei ao assunto porque ainda hoje vejo que isso ocorre e para corroborar com o que já havia dito, encontrei no www.rockriders.com.bum excelente artigo sobre o tema. Vejamos:
 
A cegueira de movimento no motociclismo
 
Pilotos militares recebem instrução sobre cegueira de movimento durante o treinamento porque ela ocorre em velocidades mais altas e, até certo ponto, isto é aplicável a motociclistas também...
 
Os pilotos são instruídos a alternar o olhar entre varrer o horizonte e o painel de instrumentos quando em vôo, e nunca fixá-lo mais que alguns segundos num único objeto. Eles são orientados a manter a cabeça como se ela estivesse montada numa rótula e a movimentar os olhos continuamente. 
 
Isso porque quando se está em movimento, fixar o olhar num objeto por algum tempo faz a visão periférica sumir. Essa é a razão desse fenômeno ser chamado de cegueira de movimento.
 
Num acidente em que uma moto pilotada rapidamente atinge um veículo mais lento saindo de uma via transversal, os motociclistas geralmente afirmam não terem visto o veículo vindo da direita ou da esquerda. Eles não estão mentindo, apenas não viram realmente o outro veículo, mesmo à plena luz do dia, devido a cegueira de movimento. 
 
Desse modo, nós motociclistas precisamos estar atentos a este importante detalhe ao pilotar nossas motocicletas.
 
Até cerca de três décadas atrás, esta técnica de “cabeça numa rótula & olhos se movimentando” era a única maneira de avistar outros aviões por perto. Hoje, os pilotos contam com radares, sensores e os mais modernos equipamentos de detecção, mas a velha técnica ainda tem utilidade.
 
Participe de uma pequena demonstração da cegueira de movimento. 
 
É a mesma usada para pilotos em treinamento na salas de simulação antes mesmo que cheguem perto de um avião. 
 
No link abaixo, vê-se um conjunto de cruzes azuis sobre um fundo preto. 
 
Há um ponto verde piscando no centro e três pontos amarelos fixos à volta dele. Se fixarmos o olhar no ponto verde mais que alguns segundos, os pontos amarelos desaparecerão aleatoriamente, isolados ou em pares, ou os três de uma vez. Na verdade, os pontos amarelos estão sempre lá.
Confira em http://www.msf-usa.org/motion.HTML
 
ANTES de fazer o teste, observe os pontos amarelos por algum tempo para você ter certeza de que não foram parar em algum lugar, que são constantes.
 
Assim, se estivermos dirigindo em velocidade numa rodovia e fixarmos o olhar na estrada à frente ou em qualquer outro ponto ou objeto, poderemos não ver um carro, uma moto, uma bicicleta, uma vaca ou um ser humano vindo de um dos lados ou mesmo à nossa frente. Mesmo na cidade em baixa velocidade é importante não fixar o olhar por mais de alguns segundos.
 
Recomendo que durante a pilotagem, procure sempre girar a cabeça olhando dos lados, assim também massageando sua nuca, piscando os olhos e nunca fixar algum ponto por demasiado tempo, como às vezes fazemos tentando ler a cidade da placa de um veículo que segue a nossa frente.
 
Pense nisso.
 
Fonte: http://www.rockriders.com.br/

Criação de Sites - Allan Carvalho

Visitas: 3877966 - Online: 187

Site para Moto Grupos & Moto Clubes © 2008 - 2017 AC Criação de Sites