Quero um site para o meu moto grupo/moto clube! Rotas da Liberdade Moto Clube Bahia | Motogrupo Salvador Bahia

/ voltar

Contra esterço

Papo interessante

Contra esterço


12/09/2016

Em um bate papo descontraído com irmãos ISF no churrasco na casa de praia de César Pitanga, em Ilhéus (07/09/2016), por ocasião do I Encontro Nordestino da ISF, o tema contra esterço foi um dos centros da conversa.
 
Conceber o contra esterço e até mesmo entender, para um iniciante, pode dar um nó na sua lógica, ou seja, no primeiro instante a física choca frontalmente com a lógica leiga.
 
No passado se dizia que o dicionário era o “pai dos burros”, hoje podemos dizer isso do Google. Sendo assim, fomos buscar o significado da palavra e de cara encontramos contraesterço, contra-esterço e contra esterço.
 
Do significado encontramos:
https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=contra%20ester%C3%A7o%20ou%20contraester%C3%A7o
Contraesterço
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Contraesterço é um efeito observado no motociclismo (essa manobra também existe no automobilismo, mas com propósito diferente) que envolve manobras ciclísticas de curva. O contraesterço ocorre como reação da moto ao efeito giroscópico das rodas, que surge em velocidades superiores a 35 km/h e se torna mais intenso quanto maior for a velocidade. Ele ocorre porque a roda dianteira sai do alinhamento com a roda traseira e, na busca de retomar o equilíbrio, a moto gira no sentido contrário, forçando o alinhamento.
Descrição
Uma forma eficaz de reduzir o desgaste do corpo em viagens longas é aplicar algumas técnicas que facilitam a condução da motocicleta e tornam a pilotagem mais segura, principalmente para motos pesadas. Uma dessas técnicas é o contraesterço. Com ele, a moto faz a curva de forma mais precisa, mantém a velocidade e nosso corpo utiliza um mínimo de força na manobra.
Para se conseguir o contraesterço, é necessário forçar o guidão da moto para o lado contrário ao qual se pretende esterçar. É observada uma inclinação da moto ao tentar retomar o alinhamento da roda dianteira, trazendo suavidade à reação do atrito do pneu com o asfalto, comum em uma curva.
Aplicações
O contraesterço é aplicado em provas de automobilismo para um ajuste fino nas curvas, ou até mesmo, em manobras radicais como drift e supermotard.
O contra esterço pode ser aplicado para vários objetivos:
Desviar a trajetória;
Direcionar a moto na curva;
Recolocar a moto de volta na posição vertical após a curva;
Corrigir derrapagem de traseira;
Recuperar a trajetória na curva;
Fazer ultrapassagens
 
Na sequência da pesquisa, encontramos vários vídeos e outras imagens que objetivam esclarecer, exemplos:
https://www.youtube.com/watch?v=03E1ulvW5q0
https://www.youtube.com/watch?v=zHclQYLx0O8
https://www.youtube.com/watch?v=FuxLCpXiOUE
http://viagemdemoto.com/dicas-para-viagens/367-praticando-o-contra-esterco-em-viagens-de-moto
Etc.
 
Bem, voltando ao bate papo, concluímos que toda a “didática” acerca do contra esterço nada mais é do que alardear uma lei da física que todo Motociclista pratica instintiva e naturalmente, mesmo sem saber que o nome da manobra é contra esterço. O Motociclista, ao fazer uma curva, principalmente curvas longas em média e alta velocidade executa o contra esterço, do contrário não faria a curva.
 
O iniciante ficará reticente e até mesmo incrédulo. Para dirimir a dúvida e lhe emprestar certeza, basta ele observar que em uma curva para a esquerda a força que atua sobre o guidom é refletida e sentida no punho esquerdo, ou seja, o punho direito estará apenas acionando o acelerador, enfim o punho direito NÃO DITARÁ A DIREÇÃO DA MOTOCICLETA.
 
Conveniente aprender e entender a lei da física e para isso bom mesmo é testar em condições controlada e NUNCA com movimento brusco.

É de bom alvitre entender a física do contra esterço, pois essa manobra, em determinadas situações, fará a diferença entre sair da curva rodando ou dentro de um caixão.

Criação de Sites - Allan Carvalho

Visitas: 3810725 - Online: 32

Site para Moto Grupos & Moto Clubes © 2008 - 2017 AC Criação de Sites